sábado, 22 de janeiro de 2011

Copa 2014 e Mundial 2011

Olá,hoje farei uma postagem dupla,abordando a copa mundial de futebol em 2014 e o mundial inter-clubes de 2011
______________________________________________________________________________________________
Copa 2014

Copa do Mundo FIFA de 2014 será a 20ª edição do evento e terá como país-anfitrião o Brasil. 
A competição ocorrerá pela quinta vez na zona sul-americana após 36 anos sem sediar, já que a Argentina acolheu o evento em 1978, coerente com a política da FIFA de um rodízio no direito de sediar uma Copa do Mundo entre as diferentes confederações continentais.
O Brasil é automaticamente o primeiro país classificado a disputar a Copa do Mundo de 2014 por ser o anfitrião do mundial.
No dia 3 de junho de 2003, a Confederação Sul-americana de Futebol (CONMEBOL) havia anunciado que Argentina, Brasil e Colômbia se candidataram à sede do evento. Em 17 de março de 2006, as confederações da CONMEBOL votaram de forma unânime pela inscrição do Brasil como seu único candidato.

O presidente da FIFA, Joseph Blatter, disse em 4 de julho de 2006 que, nesse caso, a Copa do Mundo de 2014 provavelmente seria sediada no país. 
No dia 28 de setembro do mesmo ano, ele se encontrou com o Presidente Lula e disse que queria que o país provasse sua capacidade antes de tomar uma decisão. O dia 7 de fevereiro de 2007 seria a data final para as inscrições, porém a FIFA antecipou o prazo, tendo este acabado em 18 de dezembro de 2006. 
No último dia para as inscrições, a Colômbia também se candidatou a sediar a Copa de 2014; mas Joseph Blatter não apoiou a candidatura do país, e assim a Colômbia acabou por desistir de sediar o evento.
No dia 30 de outubro de 2007 a FIFA ratificou o Brasil como país-sede da Copa do Mundo de 2014.A escolha das cidades-sede ficou para o fim de 2008,mas acabou acontecendo em 31 de maio de 2009, nas Bahamas.

Sedes

Dezoito cidades candidataram-se para sediar as partidas da Copa, porém Maceió desistiu,restando dezessete cidades, todas capitais de estados. A FIFA limita o número de cidades-sedes entre oito e dez, entretanto, dada a dimensão continental do país sede, a organização cedeu aos pedidos da CBF e concedeu permissão para que se utilizem 12 sedes no mundial.
Após sucessivos adiamentos, finalmente no dia 31 de maio de 2009 foram anunciadas as sedes oficiais da Copa. A lista eliminou as candidaturas de Belém, Campo Grande, Florianópolis, Goiânia e Rio Branco.Dentre as 12 cidades escolhidas, 4 a 6 delas deverão receber também a Copa das Confederações 2013, "evento teste" para a Copa. Umas das sedes, o Recife, organizará os jogos em outra cidade da Região Metropolitana, São Lourenço da Mata. Originalmente, o Estádio do Morumbi em São Pauloestava no projeto, mas por incompatibilidade financeira do projeto, a FIFA retirou o estádio como uma das sedes. O comitê organizador da copa em São Paulo estudava a construção de um novo estádio em Pirituba, zona noroeste da cidade de São Paulo, mas esta opção foi descartada devido ao tempo insuficiente, então o comitê organizador da Copa juntamente com a Prefeitura e o Governo de São Paulo decidiram que o estádio sede em São Paulo será o novo estádio do Corinthians em Itaquera.Posteriormente, Salvador também anunciou estar na disputa para abrigar o jogo de abertura do evento.


 Copa Mundial Inter-Clubes 2011

Copa do Mundo de Clubes da FIFA, anteriormente denominada como Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, é uma competição de futebol organizada pela FIFA e disputada entre clubes campeões de todas as seis confederações continentais:CONMEBOL (América do Sul), CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe), UEFA (Europa), CAF (África), AFC (Ásia) e OFC(Oceania), além do representante do país-sede.

História

A competição teve, até 2010, sete edições, tendo a hegemonia de equipes europeias e sul-americanas.
 Os clubes da América do Sul ganharam em três ocasiões, em 2000, 2005 e 2006, uma conquista a menos que os europeus, que levaram a melhor em 2007, 2008,2009 e 2010. 
Das três conquistas sul-americanas, todas são de equipes brasileiras, tendo outro país do continente se sagrado, no máximo, vice-campeão do certame.
 Já das conquistas europeias, duas são da Itália, uma da Inglaterra e a última da Espanha, tendo estes dois últimos países representantes que foram vice-campeões anos antes. 
O Equador teve um clube vice-campeão em 2008.
Em 2000, ocorreu a primeira edição do campeonato, que viria a ser incorporado definitivamente no calendário futebolístico apenas em 2005. 
De lá para cá, o certame já teve três sedes. O torneio de 2000 foi organizado no Brasil, com a final sendo decidida no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. De 2005 a 2008, o Japão foi o país escolhido para abrigar o campeonato, tendo suas finais acontecendo no Estádio Internacional de Yokohama. Em 2009 e 2010, o certame ocorreu nos Emirados Árabes Unidos, com a decisão tendo lugar no Estádio Sheikh Zayed, em Abu Dhabi. A partir de 2011 voltará a ser realizado no Japão.
As equipes com mais aparições na competição são o Al-Ahly, do Egito, e o Pachuca, do México. Os dois já disputaram três dos sete torneios até agora (o Al-Ahly esteve presente em 2005, 2006 e 2008 e o Pachuca em 2007, 2008 e 2010). Já o país que mais cedeu equipes para a disputa foi o México, que apenas não teve representantes na edição de 2005.
O TP Mazembe foi o primeiro clube não-europeu ou sul-americano a disputar uma final de Copa do Mundo de Clubes. Campeão da África e representando a República Democrática do Congo, ficou com o vice-campeonato na edição de 2010.



Trofeu mundial fifa01.svg
Mundial Inter-clubes
Mundial-2014-Brasil-1.svg
Copa do Mundo