Whitney Houston

Vida e obra
Em 1983 ela assinou seu primeiro contrato como cantora, na gravadora Arista Records. Dois anos depois estava nas lojas seu primeiro disco, que tinha seu nome. O álbum bateu o True Blue, de Madonna, nas vendagens, vendeu 25 milhões de cópias e foi apontado como o álbum de ESTRÉIA menos mais bem vendido de todos os tempos.
Paralelamente à sua carreira, Whitney também desenvolveu um trabalho assistencial junto à instituição filantrópica que criou em 1989, a Fundação Whitney Houston for Children, instituição sem fins lucrativos, voltada às crianças carentes e vítimas de AIDS e câncer. A fundação também levanta fundos para crianças carentes em todo o mundo e costuma promover shows de caridade. Só um show televisado pela HBO em 1997, o Classic Whitney, que gerou 300 mil dólares para projetos assistenciais. Houston também apoia fundos de educação universitária para negros e ONGs de assistência às crianças diabéticas e aidéticas. Whitney dedicou tempo e dinheiro as causas sociais desde que trabalhava como modelo. Naquela época, ela se recusou a trabalhar para agências que faziam negócios com a África do Sul, devido ao regime do apartheid
Em 16 de janeiro de 1994 Whitney Houston esteve no Brasil, durante a The Bodyguard World Tour, fazendo um show em São Paulo no estádio do Morumbi e em 23 de janeiro participou do evento Hollywood Rock no Rio de Janeiro, onde cantou grandes hits como: "Saving All My Love For You", "I Wanna Dance With Somebody", "Love Will Save The Day", "How Will I Know", "I Have Nothing", "I’m Every Woman" e "I Will Always Love You" levando uma multidão de fãs ao delírio.
Durante 26 anos de carreira Whitney Houston acumulou muitos recordes.
- Álbum de estreia de uma artista feminina que mais vendeu cópias Whitney Houston (o álbum), com 25 milhões de vendas certificadas.
- "Whitney", seu segundo disco, tornou-se o primeiro a estrear no topo dos mais vendidos nos EUA e Reino Unido simultaneamente.
- Única artista com sete singles consecutivos à atingirem a primeira posição nas paradas de sucessos dos EUA, o recorde mantém-se até hoje.
- Whitney foi a primeira artista feminina a ter 3 singles número #1 de um álbum (Whitney Houston - 1985).
- Whitney foi a primeira artista feminina a ter 4 singles número #1 de um álbum (Whitney - 1987).
- "The Star Spangled Banner" é a única versão do hino nacional norte-americanos a ser certificada platina, vendendo mais de 1 milhão de cópias.
- A maior certificação inicial de qualquer álbum pela RIAA foi para "The BodyGuard", cuja primeira certificação foi para as vendas de mais de seis milhões de cópias.
- "The Bodyguard" é o segundo álbum mais vendido por uma artista feminina estrangeira no Brasil, mais de 1 milhão de cópias.
- "The BodyGuard" é o 4º álbum mais vendido de todos os tempos.
- "The Bodyguard" é a maior trilha-sonora do mundo vendendo mais de trinta e três milhões de exemplares de 1992 a 1999.
- "The BodyGuard" é a trilha-sonora mais vendida da história, totalizando mais de quarenta e quatro milhões de cópias vendidas em todo o mundo.
- "The Bodyguard" é primeira trilha-sonora a vender mais de 1 milhão de cópias em apenas uma semana.
- "The BodyGuard" é o álbum mais vendido da década de 1990.
- "The BodyGuard" é o álbum que alcançou o certificado de 6 milhões de cópias em menos tempo, apenas dois meses.
- O álbum "The Bodyguard" permaneceu 20 semanas consecutivas em #1 no Top 200 da Billboard.
- "I Will Always Love You", segundo single mais vendido da década de 1990, com 10 milhões de cópias em todo o mundo.
- "I Will Always Love You" é a 2° música de maior sucesso da história.
- "I Will Always Love You", single mais vendido de 1992.
- "I Will Always Love You" passou 9 semanas simultaneamente no topo dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.
- "I Will Always Love You" é o 2º single mais vendido no Reino Unido, com mais de 1 milhão de cópias.
- "I Will Always Love You" é a única canção da década de 1990 de uma artista feminina a ser #1 no Top australiano.
- "I Will Always Love You" é o maior hit dos anos 1990
- "I Will Always Love You" é a música mais executada entre 1992 e 1993.
- "The Bodyguard" foi o primeiro álbum pop a vender um milhão de cópias na Coréia.
- "The BodyGuard" é o filme que mais fez sucesso tendo uma cantora como protagonista.
- Whitney ganhou um recorde de oito American Music Awards em 1994. Ela está empatada somente com Michael Jackson, que ganhou oito da AMA em 1984.
- Artista feminina com mais American Music Awards ganhos de todos os tempos, num total de vinte e dois.
- Em 1994, Whitney recebeu um prêmio especial do World Music Awards, por ser a artista de maior vendagem da época.
- Whitney ganhou um recorde cinco World Music Awards na cerimônia em 1994, apenas igualada por Michael Jackson em 1996.
- Whitney foi a primeira artista feminina a ter dois álbuns diamante (em Janeiro de 1994, tanto "Whitney Houston" e "The Bodyguard" tinham mais de dez vezes platina).
- Whitney é a única artista com três álbuns a permanecer no topo do Top 200 da Billboard por mais de dez semanas "Whitney Houston" (catorze semanas), "Whitney" (onze semanas), e "The Bodyguard" (vinte semanas).
- Whitney tem a mais longa estadia no número um da Billboard Top Gospel Albuns Chart, quando "The Preacher's Wife" permaneceu vinte e seis semanas.
- Recorde de vinte e cinco Billboard Music Awards vencidos.
- 20 Singles de Ouro e 7 Singles de Platina.
- Álbum Gospel mais vendido da história: "The Precher’s Wife".
- 2ª Audiência recorde de mais de sessenta milhões de telespectadores em "Cinderella" (filme musical de TV) perdendo para Evita protagonizado por Madonna.
- Cinco álbuns #1 na Billboard 200 dos EUA: "Whitney Houston", "Whitney", "The Bodyguard", "Wainting To Exhale"e "I Look to You".
- Mais de 50 semanas acumuladas em 1º lugar na Billboard Hot 200.
- 32 canções no Top 10 da Billboard.
- 19 singles #1 mundialmente.
- O single Exhale (Shoop Shoop) foi o 2º da histótia a estrear na 1ª posição no Hot 100. Logo após, permaneceu um recorde de 11 semanas na segunda posição dos mais vendidos.
Morte e legado
Em 11 de fevereiro de 2012, Whitney foi encontrada morta no hotel Beverly Hilton. Os paramédicos tentaram reanimá-la, mas sem sucesso. Foi declarada morta em torno das 15h55min UTC−8, hora local de Los Angeles. O Departamento de Medicina Legal de Los Angeles anunciou em 22 de março de 2012 que a causa oficial da morte da artista norte-americana é afogamento acidental, apesar de revelar que existiam indícios de doença cardíaca e vestígios de cocaína, que terão contribuído para o óbito.

Whitney foi enterrada no domingo, 19 de fevereiro, no cemitério Fairview, no Westfield, Nova Jersey, ao lado de seu pai, John Russell Houston, que morreu em 2003. Após a descoberta de Whitney, outros artistas afro-americanos do sexo feminino, como Janet Jackson e Anita Baker, foram bem sucedidos na música popular. Baker comentou que por causa do que Whitney fez, houve uma aceitação maior ao seu trabalho e as estações de rádio, deixaram de ser tabu para cantoras negras. A Allmusic também notou sua contribuição para o sucesso de artistas negros no cenário pop, comentando que Whitney é capaz de lidar com baladas, pop dance e soul com a mesma destreza, tornando-se uma das primeiras artistas negras a encontrar o sucesso na MTV juntamente com Michael Jackson. O The New York Times afirmou que Whitney foi um ícone importante para o movimento da música negra e que reconheceu a continuidade do soul, pop,jazz e tradição vocal gospel. Richard Corliss da revista TIME comentou sobre o sucesso do seu primeiro álbum: "Seu primeiro álbum há dez faixas, das quais seis foram baladas. [...] Ela era um fenômeno à espera de acontecer. E porque cada nova estrela cria seu próprio gênero, seu sucesso ajudou outras mulheres negras". Mary J. Blige disse que Whitney a convidou para o palco durante o VH1 Divas Live em 1999 e isso abriu as portas para o seu trabalho em todo o mundo.
No mais, é isso, cambada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário