segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Gangnam Style

 Opa, e aí, galerinha do mal? Me desculpem pela imensa demora nas postagens, mas não sou como certos vagabundos sem o que fazer ultimamente tenho ficado muito ocupado com viagens a negócio e talz... Bom, pra iniciar as postagens do ano em grande estilo, o clipe mais acessado da HISTÓRIA
  Isso mesmo! o vídeo no Youtube já conta com mais de 1 bilhão e trezentas milhões visualizações, o que o torna o vídeo que mais sucesso fez nesta bagaça !! Agora, sem mais delongas...

Gangnam Style

Tudo começou no início de Julho de 2012, quando  o popstar sul-coreano Psy e sua equipe dirigiram pelas estradas lotadas de Seul em busca de cenários absurdos para suas danças sexys. Nem preciso dizer que conseguiram. O clipe não é somente engraçado, mas a música está escalando nas paradas do iTunes. "Essa é a história do meu país", diz Psy, por telefone à redação da Rolling Stone EUA. Ele esteve em Nova York para uma turnê promocional e concedeu uma entrevista animada de 45 minutos, sendo que estava determinado uma duração restrita de apenas 15 minutos para a conversa. 



quando tudo começou... (agora é sério)

PSY, alter-ego de Park Jae-Sang, um rapper sul-coreano, 34 anos, que tinha alguma fama na terra natal e era conhecido pelas letras satíricas e irónicas, mas um perfeito desconhecido no Ocidente. Agora tudo mudou.


 "Gangnam Style"  foi o primeiro single do álbum "PSY's Best 6th Part 1" e foi lançado no dia 15 de julho de 2012 na Coreia do Sul, onde subiu diretamente ao primeiro lugar dos tops. Porém, a música quebrou fronteiras e foi lentamente ganhando popularidade no YouTube e nas redes sociais pela coreografia de PSY e pelo ritmo viciante até finalmente ter conhecido um aumento exponencial de reconhecimento, contabilizando até ao momento da escrita deste texto, 291,991,533 milhões de visitas.
 Celebridades como Tom Cruise ou Katy Perry já se renderam ao som do sul-coreano, que também já foi convidado do conhecido programa de Ellen Degeneres nos EUA, onde ensinou à apresentadora e Britney Spears os movimentos corretos da dança que popularizou. As imitações já abundam (inclusive em Portugal) e já há registos de flash-mobs realizadas ao ritmo do êxito.

 Mas o que significa a música que todos cantam mas praticamente ninguém sabe o que quer dizer? "Gangnam Style" refere-se ao subúrbio mais afluente de toda a Coreia do Sul, Gangnam, próximo da capital Seul e conhecido pelo seu estilo de vida opulento.


 As letras referem-se à vida calma durante o dia e louca durante a noite do subúrbio, constituindo uma sátira à cultura de consumismo exagerado, que PSY vê como um dos aspetos mais óbvios da Coreia do Sul. 
O rapper assume-se na letra como o "Opa", termo coreano que designa um homem mais velho, a pessoa certa para uma rapariga que se queria destacar de noite e de dia.
 O cantor chama a atenção, por exemplo, para raparigas que comem refeições baratíssimas em casa para depois irem beber café em locais como o Starbucks, ato visto como extravagante e ligado a um certo estatuto social. No videoclip, a coreografia ganha também outra dimensão por ser feita em locais inesperados de Gangnam, como uma sauna, um barco, ou com pessoas a jogar xadrez.
Confira agora, retirada da Rolling Stone, a explicação das bizarrices do clip pelo próprio PSY:
A cena: Curtindo uma praia que, na verdade, é um playground
Quando: 0:16
Psy diz: "Foi minha ideia. Tem alguns playgrounds na Coreia. Minha ideia foi: a música sai no dia 15 de julho e faz muito calor no verão de lá. Sabe aquele programa chamado America's Got Talent? A gente tinha uma versão do reality chamado Korea's Got Talent e o garoto [uma versão miniatura dançante de Psy, na cena] veio de lá. Ele não foi treinado. Ele nasceu assim. Não é incrível?"
A cena: Estábulo de cavalos
Quando: 0:18
Psy diz: "Quando fizemos essa coreografia, chamamos de ‘dança do cavalo’. Eu disse [ao diretor] ‘ei, é uma dança do cavalo, então, vamos achar um lugar de cavalo’. Dessa forma, pode ser mais cafona. Pode ser mais ridículo. Então, foi o que fizemos. Foi em algum lugar de Seul."
A cena: Escombros e neve na cara de Psy
Quando: 0:33
Psy diz: "Deu para ver que dancei como Michael Jackson nessa cena? [risos]. Tentei algumas coisas sérias, para ser ridículo, sabe. A neve, o lixo, tudo mais... Pedi a eles: ‘Ei, jogue com mais força, jogue com mais força, assim ficará realmente hilário!’. Então eles usaram uma hélice. Editamos muito, na verdade tentamos muito mais que isso."
A cena: Cochilando na sauna
Quando: 0:48
Psy diz: "Era uma sauna de verdade, então estava quente e eu estava muito exausto. De repente, estava ficando com muito sono. Nessa sauna, toda a equipe, inclusive eu, estava fora de si. Estávamos tipo: 'Ei, o que estamos fazendo agora? Por que estamos na sauna?' O cara gordo? Sim, ele era um ator."
A cena: No ônibus de turnê com os globos de disco
Quando: 1:04
Psy diz: "É tipo um ônibus de turnê e muitas das pessoas mais velhas estão viajando para algum lugar nas estradas. Na verdade, acho que isso é ilegal: eles estão de pé. Quando estávamos indo para essa locação, achei do nada um ônibus na estrada e falei com o diretor: 'Ei, vamos fazer isso, a coisa ilegal, a hora da festa dos caras mais velhos'. Tem uma luz rolando e bolas espelhadas – isso não é apropriado para fazer transporte, certo? Eu não posso exibir essa cena no Sistema de Transmissão Nacional da Coreia. Isso é engraçado!”
A cena: Explosão atrás da cabeça de Psy
Quando: 1:08
Psy diz: "Usei efeitos especiais bastante caros nos meus próprios shows por 12 anos na Coreia. Então, esse foi um pedacinho dos meus shows. Esse tipo de explosão é tipo minha marca registrada na Coreia."
A cena: Dançando para frente enquanto as moças andam para trás
Quando: 1:15
Psy diz: "Eu tento mostrar que estou dançando essa coreografia da cavalgada em todos os lugares e com todo mundo. As duas mulheres – elas estão andando para trás, certo? Na Coreia, algumas mulheres idosas andam para trás para perder peso, sabia? Essa é uma situação muito normal na Coreia. As pessoas mais novas dizem: ‘Ei, por que elas estão andando para trás?' e as mulheres mais velhas respondem: ‘Isso é feito na Coreia há 20 anos’."
A cena: Competição de dança com o Homem de Amarelo no estacionamento
Quando: 1:42
Psy diz: "O cara de terno amarelo – ele é o comediante mais importante da Coreia. O nome dele é Yoo Jae Suk. No clipe, ele dançou de forma muito séria, não é? Fora do país, ficam assistindo e pensando 'oh, um cara estranho de terno amarelo dançando, quem é ele?' Mas na Coreia, todo mundo pirou: 'Uau, ele está dançando tão sério'. Ele é um cara muito ocupado na Coreia, então não tínhamos muito tempo com ele. É muito meu amigo. Foi ele que se ofereceu para fazer de graça, então não podia dizer ‘ei, vamos fazer mais uma vez’. Fizemos umas três tentativas e foi só. A gente simplesmente tocou a música inteira e dançamos como a vida nos ensinou. Tinham alguns passos sensuais e outros horrorosos que não pudemos usar no vídeo. Temos muitas cenas cortadas. Na locação, estava todo mundo chorando – morrendo!"
A cena: Dança no elevador
Quando: 1:55
Psy diz: "Ele também é um comediante muito famoso na Coreia. O nome dele é Noh Hong-cheol. É muito meu amigo. Ele foi ao local da gravação só para me incentivar. Era só isso. Não esperava ser gravado. Ele não criou nada. O passo – isso é marca registrada dele. Ele faz isso há muitos anos. Quando ele entrou no elevador, pedi a ele para fazer aquela coreografia e ele disse ‘o que você vai fazer?’ Respondi ‘Estarei entre as suas pernas, que tal?’. E a gente riu. A equipe ficou chocada. ‘Isso é nojento, é asqueroso!’ Não fizemos nada de propósito – e como resultado é a minha cena preferida."
A cena: Dançando com uma linda ruiva em várias locações
Quando: 2:11
Psy diz: "Ela é a líder de um grupo de meninas muito famoso de K-Pop. O nome é 4Minute; o nome dela é Hyun-a. É meio que um símbolo sexual entre os grupos de meninas. Ela super não fazia esse tipo de coisa antes. Ela perguntou: 'Por que? Por que? Por que eu fiz isso…?’ Estava se perguntando ‘o que é isso? Ele fica me pedindo para fazer essa merda idiota. Eu não faço ideia. Do que você está falando?’ Em certo ponto ela percebeu o que estava acontecendo e disse: ‘Ah, Psy, seu idiota! Isso é genial, é demais!' Foi isso que ela me disse no meio do clipe. E aí ela fez certo."
A cena: A piscina pequena com óculos de natação
Quando: 2:38
Psy diz: "Esse era o mesmo lugar que tinha a sauna! O cara era da minha equipe. Depois de fazer a cena da sauna pensamos 'ótimo, acabamos!' E comemoramos. Para falar a verdade, copiei essa cena de Lady Gaga, sabe? 'Eu quero um voluntário da minha equipe. Tire a camisa. Quem vai ser?'"

A cena: No banheiro
Quando: 3:16
Psy diz: "Isso foi bem do lado de fora da sauna [risos]. Esse foi o último lugar e não esperávamos nada dele. Estávamos completamente exaustos. Todo mundo da equipe, inclusive eu, pensamos: 'Por que não terminamos aqui?' Entramos e achamos três cenas lá dentro - sauna, água e banheiro."
E, pra terminar com chave de latão, uma prova muito-mais-que-muito-conclusiva de que o Latindo plagiou o coitadinho:
















That´s all fucks folks !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário